Sexta-feira, 11 de Abril de 2025

Buscar  
Converse conosco pelo Whatsapp!
Hora Certa




Enquete
Neste momento, o que deveria ser mais prioridade em nossa Cidade?

 A Educação é Fundamental
 A finlização das obras municipais
 A Saúde Pública
 As reformas no trânsito
 Melhor atendimento nas Unidade de Saúde e UPAS
 Melhora no Transporte Coletivo
 Saneamento Básico

Estatísticas
Visitas: 130916 Usuários Online: 5


ANÚNCIE AQUI SUA EMPRESA E SEUS PRODUTOS E AUMENTE A SUAS VENDAS
Cidades
Publicada em 29/03/25 às 10:44h - 62 visualizações
Mãe e filha morrem no mesmo dia em Curitiba

Rádio Jornal Pacto e Fatos

 (Foto: Rádio Jornal Pacto e Fatos)
Uma família perde duas pessoas no mesmo dia, Vanessa de Almeida, de 37 anos, e Ketllim Sabrina de Almeida Cardozo, de 23, morreram com seis horas de diferença, a mãe na segunda-feira dia 24/03 e a filha na madrugada do dia 25/03 terça-feira, após apresentarem sintomas parecidos. Cada uma tinha sido encaminhada para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O  fato na opinião dos familiares e amigos ainda é um grande mistério
O que causa grande dúvida é que ambas tiveram os mesmo sintomas, para o espanto de toda a comunidade do Parolim é que mais duas crianças da mesma família logo após o óbito da mãe e da filha ainda estão internadas do Hospital Pequeno Príncipe o que também causa espanto é que as crianças estão isoladas com suspeitas de pneumonia. Causa muito espanto que até um tio das vítimas se encontra enfermo o qual já passou pela UPA do Parolim e que foi confirmado que estava com sintomas de forte gripe, mas o mesmo está com sintomas parecidos com  que vitimou as duas mulheres, para piorar as suspeitas mais uma moradora da comunidade está internada e segundo as informações se encontra entubada. Foram as informações que nos foram repassadas por familiares e moradores da região.


A pergunta que não quer calar é "o que realmente aconteceu e que ainda está acontecendo. 
O Jornal Pacto e Fatos conversou com a família e integrantes da comunidade que nos relataram o seu espanto ainda maior após a divulgação da nota de Esclarecimento da Secretaria da Saúde de Curitiba a qual em muito divergem do laudo expedido pelo hospital após a morte da mãe e da filha. A seguir a nota: 

Nota de Esclarecimento:

 Investigação das causas das mortes de mãe e filha do Parolim*

• A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba acompanha de perto o caso das mortes de mãe e filha, ocorridas nesta semana em Curitiba, ainda sem a identificação do que ocasionou os óbitos.
• A investigação das causas dos óbitos é conduzida pelo Centro de Epidemiologia da SMS, que aguarda os resultados de exames laboratoriais sobre a infecção bacteriana que acometeu as duas mulheres.
• Não cabe ao Instituto Médico Legal (IML) a investigação das causas básicas dos óbitos, tendo em vista que o IML só investiga mortes violentas ou decorrentes de fatos de natureza criminal, o que não se enquadra nos casos.

Choque séptico
• As duas mulheres morreram por choque séptico, causado por uma infecção generalizada (sepse) que provoca uma queda rigorosa da pressão arterial e problemas em múltiplos órgãos.
• Até o momento, não foram identificados agentes infecciosos de transmissão comunitária.

Investigação em Andamento:
• Além da investigação das causas dos óbitos com a realização de exames laboratoriais, a SMS está avaliando os demais contatos das duas mulheres, entre familiares e pessoas que conviviam com elas.
• A equipe técnica do Distrito Sanitário está no local de moradia das duas mulheres, buscando causas que possam ter contribuído para o adoecimento.

Compromisso com a Transparência
• O Centro de Epidemiologia da SMS se compromete a manter a população informada sobre o andamento das investigações e os resultados obtidos.
• Neste momento, pedimos cautela na divulgação de informações não confirmadas, a fim de evitar alarmes desnecessários.
• Expressamos nossas sinceras condolências aos familiares e amigos das vítimas.
• Reiteramos nosso compromisso com a saúde e o bem-estar da população.

Atendimento aos primeiros sintomas
• Independente da situação, a secretaria da Saúde alerta sobre a importância de buscar atendimento médico imediato ao apresentar sintomas como febre alta, calafrios, respiração rápida, confusão mental e diminuição da produção de urina, entre outros sintomas.
• É possível buscar atendimento em uma Unidade de Saúde próximo de onde reside, em uma UPA de Curitiba ou ainda ligar para a Central Saúde Já pelo telefone 3350-9000 para realizar uma consulta por telefone ou vídeo e receber as orientações para o seu caso.

Prevenção
• Cabe lembrar a importância de adotar medidas preventivas para evitar o adoecimento, como:
1. Lavar constantemente as mãos com água e sabão, especialmente após usar o banheiro, antes de preparar alimentos e após contato com pessoas doentes.
2. Usar máscara de proteção quando apresentar sintomas respiratórios e se isolar para evitar a transmissão a outras pessoas de seu convívio.
3. Manter a vacinação em dia para se proteger contra doenças infecciosas.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:







Jornal Pacto e Fatos - O primeiro Jornal On line de Almirante Tamandaré
Copyright (c) 2025 - Rádio Jornal Pacto e Fatos - Todos os direitos reservados